ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 256-1


Poster (Painel)
256-1EFEITO DE INIBIDORES E SOLVENTES NA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE UMA PROTEASE PRODUZIDA POR UM CLONE METAGENÔMICO DE SEDIMENTO DE MANGUEZAL DA BAÍA DE CAMANU-BA
Autores:PESSOA, T. B. A. (UEFS - Universidade Estadual de Feira de SantanaUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUEFS - Universidade Estadual de Feira de SantanaUEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; GONÇALVES, A. C. S. (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Dotivo, N.C. (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pirovani, C.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; DIAS, J. C. T. (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Rezende, R.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa CruzUESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

As proteases apresentam grande diversidade bioquímica sendo facilmente manipuláveis, favorecendo dessa maneira sua aplicação biotecnológica. Na indústria de alimentos são amplamente utilizadas em laticínios, massas e na produção de hidrolisados protéicos como também na indústria farmacêutica. Sendo assim, foi testado o efeito de alguns inibidores de proteases, solventes, detergentes e sais frente a uma protease produzida por um clone metagenômico de sedimento de manguezal da Baía de Camamu-BA. Para tanto, a atividade da protease foi testada frente ao substrato cromogênicoBApNA 1,2 mmol.L-1 em tampão Tris-HCl 20 mM incubado a 37 °C, juntamente com inibidores (EDTA, PMSF, 1,10-Fenantrolina), alguns sais (CaCl2, CoCl2, CuSO4, HgCl2, MgSO4, MnSO4, SrCl2, ZnSO4) nas concentrações 1 e 5mM, solventes (acetonitrila, isopropanol e DMSO) e detergentes (SDS e Triton-X100), nas concentrações 0,5 e 1 % e mediu-se o incremento de absorbância decorrente da liberação de -nitroanilina a partir da hidrólise do substrato. A absorbância a 410 nm das reações foram monitoradas, por 4 horas, em espectrofotômetro de microplacas, em intervalos de 15 minutos. A atividade enzimática foi inibida pelos três solventes testados, assim como a inibição provocada por Hg+2 e Mn+4. O íon Cu+2 aumentou a atividade da enzima na concentração de 5mM, ao passo que a inibição foi observada em todos os outros íons. A enzima foi fortemente inibida pelos inibidores EDTA, PMSF e 1,10 fenantrolina. Triton-X100, um detergente não iônico, mostrou efeito positivo na atividade enzimática nas duas concentrações, enquanto que o SDS na concentração 1 % inibiu atividade da enzima. Estudos de efeitos de químicos sobre a atividade enzimática tornam-se importantes no reconhecimento das condições nas quais a atividade enzimática apresenta-se máxima visando aperfeiçoar o desempenho enzimático em processos específicos através da adição de compostos que estimulem a atividade enzimática, ou através da supressão de compostos que possam afetar negativamente a hidrólise enzimática.


Palavras-chave:  Protease, Inibidor, Atividade enzimática, Sais